Visite-nos no Centro Colombo,
Piso 2, Loja A 204
(junto aos cinemas). 

(+351) 217 162 382

 geral@bowling-city.pt

Foi em Inglaterra, no século XIV que surgiu a primeira versão moderna do jogo do Bowling, sendo que começou por ser jogado em relva e o objectivo do jogo era colocar a bola o mais próxima do alvo, sem no entanto o derrubar. A popularidade do jogo começou a ser tanta que o Rei Eduardo III proibiu a sua prática, com receio de que o mesmo superasse a prática do “Arco e Flecha” que tinha uma maior estratégia militar. Também se pensa que o jogo do Bowling tenha sido muito popular durante o reinado de Henrique VIII.

Mais tarde na Alemanha o jogo ganhou a variante de ser jogado com 9 pinos e em forma de losango, tendo também uma conotação religiosa. Especula-se que Martinho Lutero era um aficionado do jogo e por isso tenha mandado construir uma pista particular em sua casa.

Sem dúvida os primeiros colonos de nacionalidades inglesa, alemã e holandesa importaram as várias versões de Bowling para a América do Norte. Embora seja incerta a origem do Jogo “Ten Pin Bowling” ou Bowling de 10 pinos, nos últimos anos do século XIX era jogado na maioria dos estados incluindo Nova York, Ohio ou Illinois. Apesar disso detalhes como o peso das bolas e suas dimensões variava de região para região.


"Rapazes dos Pinos trabalhando em pistas de Bowling em Brooklyn, Nova York. Abril de 1910"

Foi a 9 Setembro de 1895, no Beethoven Hall em Nova York que foi organizado o Congresso Americano de Bowling (ABC – American Bowling Congress). Pouco depois estabeleceram-se os standards do jogo para que os eventos de Bowling pudessem ser jogados sempre da mesma maneira por todos os jogadores.

E embora inicialmente o jogo fosse mais direcionado a homens, pouco depois em 1917 foi criado em St. Louis, o Congresso Internacional de Bowling Feminino.
A Tecnologia do Bowling começou também a sofrer um grande avanço por esta altura e exemplo disso foi a alteração do material das bolas que eram de madeira dura e passaram a ser produzidas num composto plástico. A primeira bola do género de nome “Evertrue” foi introduzida em 1905.

Hoje existem cerca de 65 milhões de praticantes somente nos E.U.A onde os prémios chegam aos milhares de dólares tanto para profissionais como amadores. E em mais de 90 países o jogo está acessível a cerca de 100 milhões de pessoas. Estima-se também que existam cerca de 250.000 pistas de Bowling.

A FIQ (Federation Internacionale de Quilleurs), fundada em 1952 e sediada no Colorado (E.U.A) actualmente, regula a atividade a nível internacional e olímpico.