Visite-nos no Centro Colombo,
Piso 2, Loja A 204
(junto aos cinemas). 

(+351) 217 162 382

 geral@bowling-city.pt

1. Escolha a bola certa
Calcule de 8 à 10% do peso do seu corpo (8% para principiantes).

Peso Pessoa Bola (Kg) Bola (Libras)
30 Kg 2 - 3 6 - 7
40 Kg 3 - 4 8 - 9
50 Kg 4 - 5 9 - 11
60 Kg 5 - 6 11 -13
70 Kg ou mais 6 - 7 13 - 14

 

Obedecendo ao cálculo acima, o praticante de Bowling terá uma bola com peso suportável e fácil para jogar.

As bolas existentes geralmente contém números que se referem em libras (uma libra é igual a 453 gramas), portanto e como exemplo, uma bola Nº 10 equivale a 4 530 gramas. As nossas bolas contém ainda uma outra gravação, que se refere ao seu tipo de furação. Uma furação para dedos mais pequenos é designada como “ X SMALL “ ou “ SMALL “, uma média  “ MEDIUM “ e as de maior dimensão “ LARGE “ e “ X LARGE “.

A escolha da bola com peso certo e com a medida exata dos furos para a sua mão, são fatores decisivos para uma grande performance na prática do Bowling.

2. Postura
A posição dos pés é um importante fator para o impulso inicial. O jogador destro deve posicionar-se com o pé esquerdo um pouco a frente do pé direito (canhoto o inverso). Os joelhos devem estar flexionados, com o corpo um tanto inclinado para frente, para facilitar a caminhada. É recomendável o uso de quatro passos suaves, com um andar normal para que a bola atinja os pinos com uma velocidade média. Para aumentar a velocidade e consequentemente a força da bola, basta acelerar os passos.

1º passo
Mover a bola em frente
2º passo
Mover a bola para baixo
3º passo
Mover a bola para trás
4º passo
Mover a bola para baixo novamente e executar o lançamento

3. Posição de saída
Da posição de saída, trace uma linha recta imaginária em direcção ao PINO 1 e encontrará a seta correspondente. Faça a bola passar por cima da referida seta, e atingirá o objectivo com maior precisão. Ao dar o 1º passo com o pé direito, estenda o braço (com a bola para frente). No 2º passo, abaixe-o iniciando o pêndulo para trás. O pêndulo atinge o ponto mais alto no 3º passo, o corpo deverá estar inclinado para frente com os joelhos dobrados. Finalize o arremesso no 4º passo, deslizando suavemente, até bem próximo (+/- 10 cm) da linha de falta. No momento do arremesso a bola deve passar junto ao pé de apoio.

Observe como o braço esquerdo e a perna direita pendem para o lado esquerdo, não só para a passagem livre da bola, mas também para manter o equilíbrio do corpo, no momento final da largada da bola.

A BOLA DEVE SER LANÇADA ALÉM DA LINHA DE FALTA, PORÉM RENTE À PISTA. NÃO JOGUE A BOLA ALTA, É INCONVENIENTE E IMPRECISA.

4. Pontuação
Cada partida (linha) é composta por 10 jogadas, e em cada jogada o objectivo é derrubar os 10 pinos em duas tentativas. Se conseguir derrubar os 10 pinos na primeira tentativa, consegue-se um STRIKE ( X ). A vantagem é que se soma 10 pontos mais o DOBRO da pontuação que se obtém nas duas bolas seguintes. Quando se consegue derrubar os 10 pinos na segunda tentativa, obtém-se um SPARE ( / ). Soma-se 10 pontos mais o DOBRO da pontuação que se obtém na bola seguinte. Se não se conseguir derrubar os 10 pinos em duas tentativas, soma-se os pontos relativos aos pinos derrubados. Se na última jogada conseguir um STRIKE, tem direito a efetuar 2 lançamentos extra. Se fizer um SPARE, terá um lançamento extra. Num jogo perfeito ( 12 STRIKES) consegue-se obter 300 pontos!

5. Posição em pista
Antes de subir à área de arremesso (approach) para jogar, observe as pistas da direita e esquerda. O jogador do lado direito tem a preferência da jogada. Nunca saia junto com o vizinho de pista, pois irá atrapalhar a sua concentração e consequentemente, a dele. A demora excessiva na saída para o arremesso prejudica principalmente o "grip" (pegada) nos furos da bola, provocado pelo suor dos dedos, como também um atraso para os jogadores que estão aguardando o seu arremesso. Evitar o uso de bebidas, alimentos e cigarros na área de arremesso também ajudará em muito, tendo em vista que os detalhes fazem toda a diferença. Uma singela gota, por exemplo, é o suficiente para impedir o deslizamento do sapato, podendo ter como consequência uma queda.

6. Cuidado! Óleo nas pistas
No nosso Bowling, é aplicada diariamente uma fina camada de óleo nas pistas a partir da linha de falta em direcção aos pinos numa distância de +/- 25 pés. A função do óleo é muito importante. Atua como conservante das pistas, e também das bolas, além de proporcionar reais condições técnicas para os que jogam com efeito.
Sendo assim, é muito importante não ultrapassar a linha de falta, porque além da penalidade em anular a jogada, a queda ao pisar no óleo será inevitável.
Vale lembrar que as bolas voltam com óleo em sua superfície, e uma toalha de mão será de grande valia, pois lhe dará condições de secar as mãos e a bola, contribuindo assim para o sucesso do arremesso em busca do STRIKE!

7. Outras dicas

  • Use roupas desportivas, para facilitar os movimentos.
  • É obrigatório o uso de sapatos especiais para Bowling.
  • Pode ser útil uma luva ou punho para correcção do pulso.